10/08/2017

Organizando Material de Estudo: Vídeo-Aulas



Diferente de uma aula ao vivo,
com videoaulas você pode "voltar o tempo" e entender melhor.


Passado e Presente


Há 12 anos, não havia grande oferta de vídeos didáticos pela web, mas algumas raras vezes era possível encontrar o áudio de grandes cursos preparatórios para concurso da época, como o Praetorium compartilhados por alguma alma bondosa.

Até hoje lembro do áudio do curso de Direito Penal do Rogério Greco, que ajudou a alargar minha visão sobre a matéria enquanto ainda estudava em uma Unesquina.

Nessa época, aqui no RJ era comum a comercialização de vídeos-aulas por meio de VHS, por empresas como a Telejur e a Concursos via Vídeo, e, posteriormente, em DVD.

Atualmente é muito fácil encontrar aulas pela internet, cursos online, como o CERS se popularizaram. No youtube, por exemplo, é possível assistir centenas de vídeos gratuitamente.


Utilidade 


A maior utilidade das aulas, em vídeo ou não, é possibilitar ao aluno a compreensão da matéria, pelo entendimento do raciocínio exposto didaticamente pelo professor. 


"Às vezes ouvir uma explicação de uma forma ligeiramente diferente pode fazer sua mente encarar o problema de um novo ângulo e despertar a compreensão."

Gosto de usar os vídeos, principalmente, para duas finalidades:
  • Primeiro contato com a matéria;
  • Revisão, revisão, revisão, revisão...

Aulas normalmente não são profundas o suficiente pra substituir a leitura de livros e a feitura de exercícios, que é quando o estudante alcançará sua própria compreensão e domínio sobre os conceitos expostos.

Como organizar?



>> Computador


No computador: dividir por assunto, ordem alfabética ou outro critério que você estipule; numere as pastas para que elas estejam sempre na mesma ordem e pronto.




Gosto ainda de deixar sempre uma pasta chamada "assistidos" dentro de cada uma das pastas para ir colocando aulas já assistidas, isso quando não deleto aula, mas sempre tenho backup.  

Em se tratando de aula cujo vídeo esteja hospedado no youtube, salve o link no seu navegador de forma organizada para facilitar a continuidade do estudo.

>> Caderno


No caderno: reservei um caderno só para poder anotar meu progresso e para isso dividi o caderno de acordo com as matérias e coloquei etiquetas na lateral para poder acessar mais rapidamente o conteúdo.




Se o meio digital algum dia pifar,
pelo menos tenho o registro escrito de onde parei.

No interior dele, na respectiva matéria, divido os vídeos conforme o número de blocos ou aulas e a cada bloco ou aula assistido faço uma marcação conforme a imagem abaixo:




Dicas


1 - Assistindo vídeos mais rápido: normalmente, aumento a velocidade de reprodução do vídeo, seja pelo programa VLC seja pelo Youtube, versão desktop. 

Dessa forma consigo ver um vídeo de 25% a 50% mais rápido,  quando estou fazendo a revisão da matéria.

Se você não sabe como faze isso, selecionei duas páginas que explicam:

Outro motivo para acelerar a reprodução do vídeo é o fato de os professores falarem de modo muito lento e pausado, o que não importa muito para quem só quer revisar o conteúdo.


Outra maneira de otimizar a aprendizagem transformar ouvir no dia-a-dia a videoaula enquanto se faz tarefas simples e de baica complexidade, se necessário convertendo  arquivo em formato "mp3" com um programa (format factory, por exemplo) ou site.


2 - Faça o VLC automaticamente salvar/restaurar a posição de reprodução com o Srpos Plugin:

“O VLC é um grande reprodutor de mídia, mas ela não tem uma característica bem básica, mas muito importante: uma opção para reiniciar a reprodução a partir de onde você parou.
No entanto, VLC suporta plugins e há um chamado Srpos (disponível para Linux e Windows), que faz exatamente isso: ele permite que o VLC salve automaticamente a posição de reprodução quando você fecha o player e inicia automaticamente a reprodução a partir da mesma posição quando você abrir o arquivo novamente.” [referência: edivaldobrito.com.br]


3 - Economizando energia elétrica: normalmente assisto as aulas no  meu velho notebook e melhoro a qualidade do áudio usando uma caixa de som bluetooth ou o ligando por meio de um cabo hdmi ou no monitor (LG 29UM68).






Onde guardar?




Pelo grande tamanho só recomendo o uso de hds (externos ou internos. Pen drives mais parrudos podem ser usados quando você não tem muitos arquivos.

Também é possível usar o Mega, para armazenamento em nuvem.

Dependendo da importância, pode ser necessário ter um segundo HD de mesma capacidade para backup.

Conclusão


Ao aprender qualquer nova habilidade ou disciplina, precisamos de muita prática variada e em diferentes contextos, pois isso ajuda a construir padrões neurais de que precisamos para tornar a nova habilidade uma parte natural de nosso modo de pensar.

Vídeo-Aulas ajudam a estudar e acelerando sua reprodução podemos economizar tempo e paciência, otimizando nosso estudo.

Grande abraço!


________________________________________________________________

Sites consultados:


  • http://br-linux.org/2014/01/faca-o-vlc-automaticamente-salvarrestaurar-a-posicao-de-reproducao-com-o-srpos-plugin.html
  • http://www.edivaldobrito.com.br/faca-o-vlc-automaticamente-salvarrestaurar-posicao-de-reproducao/
  • http://acervoscantales.blogspot.com.br/2014/04/organizacao-onde-guardar-seus-scans.html

6 comentários:

  1. Eae Scant,
    Eu acompanho e aprecio suas dicas, inclusive já botei em prática algumas que aprendi contigo.
    Você é uma criatura metódica e interessante, nunca imaginei alguém com 10 HD's externos etiquetados e organizados verticalmente, rs.
    Vejo que posso aprender e me surpreender mt com seus posts!
    Abraços aí camarada! Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorde,

      Comprei numa época quando o dólar mais barato favorecia a aquisição. Aprendi muito com a internet e sempre tive receio de perder interessantes arquivos de mídia que garimpei ao longo de anos nas minas da web.

      abç!

      Excluir
  2. O acesso a video aulas hoje é sensacional. Muitas vezes, principalmente matemática, o texto didático não abrange todos os caminhos para se chegar na resposta. Um cara explicando exercícios, por exemplo, pode, pelo exemplo, tirar várias dúvidas que o texto não toca diretamente. Por outro lado, sem uma base teórica, os vídeos aula vão mais confundir do que ajudar. Numerar as pasta é uma boa. Eu acho o VLC um player muito bom. Faz uns anos que uso ele e nunca pensei em mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cara explicando exercícios ajuda demais fazendo esses links.

      Gosto bastante do VLC e tb não penso em mudar. Para sistemas android o XBMC também é muito bom.

      abç!

      Excluir
  3. Você é bem focado em arquivamento e métodos de organização. Preciso melhorar essa questão, as postagens tem me ajudado. Valeu por essas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doc, gosto bastante do tema. Fico feliz em ajudar!

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.