03/06/2017

Como Organizar as Caixas na Mudança de Residência


Mudar de residência é trabalhoso, mas com um pouco de organização pode ser um exercício de minimalismo e praticidade. Como coleciono quadrinhos, games e miniaturas e tive que organizar duas mudanças no corrido ano de 2016 resolvi postar algumas das soluções que utilizei, que foram poucas e simples. 

Na organização das caixas você precisa de uma lista em forma de tabela como na foto acima. Precisa constar:


  • o número da caixa, 
  • um resumo do conteúdo, 
  • o cômodo ao qual a caixa se destina;
  • Se o conteúdo é frágil ou não.

Pelo número da caixa consegue-se contabilizar quantas caixas de mudança você tem, oque pode facilitar a conferência no recebimento da mudança e te ajudar a perceber se você um acumulador como eu (minha última mudança teve umas 70 caixas).

Pelo resumo do conteúdo consegue-se fazer um rápido inventário de tudo que se tem, o que deve ser útil no caso de extravio de uma das caixas e para você escolher o que deve ser doado e o que deve ser descartado.



Exemplo de Caixa com todas as etiquetas.

Indicando nas laterais e no topo das caixas o número da caixa e o cômodo ao qual ela se destina. Isso te ajudará na eventualidade de ter que reabrir uma caixa e, quando sua mudança chegar, em saber qual em qual cômodo deve colocar aquela caixa.

Indicando nas laterais e no topo das caixas se o conteúdo dela é frágil ajudará você a separar esse tipo de caixa quando os carregadores chegarem e também ajudará os carregadores a perceberem que devem ter mais cuidado com esse item. Sugiro que o aviso seja feito em papel amarelo e com letras garrafais.


No lado esquerdo: os organizadores onde concentrei
minha miniaturas  e item mais frágeis

Se você é um nerd colecionador, com certeza tem muitos objetos frágeis em sua coleção, como por exemplo estátuas e miniaturas. 

Nesse caso sugiro que você use organizadores grandes de plástico e muito plástico bolha para acondicionar suas preciosidades dentro desse organizador. 


Enfim, espero ter ajudado a tornar esse momento chato um pouco mais útil para sua vida.




Grande abraço! 


8 comentários:

  1. Essas codificações nas caixas vem a calhar, pois sempre tem coisas desaparecendo durante as mudanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doc,

      com uma lista e muita paciência na hora de as coisas dá pra preservar quase tudo.

      abç!

      Excluir
  2. O problema do plástico bolha é que eu embalo metade e outra metade eu estouro kkkkkk tentação :)
    Esse lance da numeração das caixas me lembrou quando eu era auxiliar de estoque. Eu recebia mercadorias e tinha que bater com a nota. Se tinha 50/50 caixas tinha que contar 50, caso contrário, o que faltasse não era culpa mais da transportadora, a bomba explodia na sua mão!
    Ótimas dicas, e acrescento mais uma. Fique de olho nos caras do frete caminhão etc. Pro serviço sair sem perdas ou quebras. A eiqueta Frágil ajuda mas não intimida.
    Falou Scant!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) é normal.

      Fiz estágio em um almoxarifado e percebi que a parte de verificar as mercadorias era a mais passível de problemas.

      vc está certo. Não intimida mais ajuda a gente a focar nossa atenção naquelas caixas e nos carregadores durante o carregamento do caminhão. acho que essa é a principal utilidade.

      abç!

      Excluir
  3. Rapaz... às vezes uma mudança é até divertido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mesmo! é um bom momento para refletir sobre manter ou descartar nossos pertences.

      abç!

      Excluir
  4. Fala Scant, que baita coleção de quadrinhos e de miniaturas, imagino você morando em uma casa com uma edícula ou comôdo só para seus hobbies, iria curtir muito !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stifler, reservo um cômodo para escritório ou home office e nele concentro quase todas as coleções (só fica fora uns blurays que ficam escondidos dentro de uma rack na sala).

      Assim posso organizar melhor e esconder de visitas.

      curto bastante minha pequena caverna!

      abç!

      Excluir

Seu comentário é o nosso pagamento.