30/05/2017

[Org] Armazenamento ou Backup Redundante Gratuito em Nuvem



"O conceito de computação em nuvem  refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade".

Pessoal, a imagem acima explica o que fiz: um backup com três serviços diferentes e gratuitos de armazenamento em nuvem de arquivos no meu notebook (e no meu desktop).

No meu computador físico, a pasta denominada "Dropbox" está dentro da pasta "Gdrive" e a pasta "Gdrive" está dentro da pasta "MEGAsync".

Todas os nomes das pastas correspondem aos respectivos serviços de armazenamento em nuvem e são sincronizados em tempo real (automaticamente) via wi-fi.  

Ou seja: A pasta denominada Dropbox é realmente associada ao serviço Dropbox, sendo o mesmo raciocínio aplicado às demais pastas.

Vantagens:

  • Mais de um backup autônomo de um mesmo arquivo: se um serviço não funcionar, haverá outro com o mesmo arquivo, salvo se o arquivo estiver exclusivamente salvo na pasta mais superior (MEGAsync).
  • Esse backups em nuvem são gratuitos, fáceis de usar e não exigem conhecimento de programação.
  • Basta salvar o arquivo na pasta inferior para também armazenado no serviço da pasta superior, mas o inverso não é verdadeiro.

Desvantagens:


  • Apenas os arquivos contidos na pasta Dropbox são salvos simultaneamente pela pasta Gdrive e pela pasta MEGAsync.
  • A pasta dropbox tem menor capacidade de armazenamento que as pastas superiores.

Conclusão


Enfim, qualquer pessoa pode ter seus arquivos armazenados em nuvem e ao mesmo tempo em vários serviços gratuitos. 

No meu caso usei três serviços, mas poderia ter usado o triplo. Além isso também continuo usando armazenamento físico.

Grande abraço!


Site consultado
  • https://www.vivaolinux.com.br/dica/Armazenamento-em-nuvem-redundante-com-Dropbox-e-Copy
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem

7 comentários:

  1. Clicando em Armazenamento Físico nesse instante...

    ResponderExcluir
  2. Gosto da nuvem por ser uma opção a mais. Vários momentos da minha vida fiquei apenas com um pc sem conexão, principalmente drives e arquivos muito importantes eu tenho em várias fontes e não apenas no físico ou nuvem. Lendo seu texto me deu um nó nas ideias kkkkkkk mas depois eu entendi, é que eu não uso quase a nuvem. Só de forma indireta por streaming.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulisses,

      buscarei escrever do forma mais clara. acho que uma das formas mais comuns de usar a nuvem é armazenando e acessando ebooks, pois vc não precisa ficar salvando os livros quando vai formatar o pc ou reconfigurar o tablet.

      abç!

      Excluir
    2. kkkkk o problema é que eu sou meio lento mesmo, daí você usou o esquema uma coisa que está submetido a outra etc me confundi. Mas eu entendi bem o que quis dizer.
      Falou Scant.

      Excluir
  3. Caraca Scant,
    ta aí uma excelente ideia, simples, exatamente funcional, mas que eu nunca havia pensado.
    Tenho assinatura do OneDrive.
    Acho q vou tirar algumas coisas menos importantes do GDrive e deixar no OneDrive (1 TB), assim faço backup redundante também!


    Acabei de atualizar o blog, dá uma passada lá
    https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br

    Abc

    ResponderExcluir
  4. Boa sugestão, Scant. Já perdi muito arquivo em minha vida digital. Não sabia que isso era fácil de fazer!! Abç.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o nosso pagamento.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...